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RECOMENDAÇÃO Nº 14/2012/CGJUS/TO

Recomenda aos notários e registradores do Estado do Tocantins a observação das orientações técnicas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
 

A CORREGEDORA-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de suas atribuições legais e regimentais e,

 

CONSIDERANDO que o art. 216, § 1º, da Constituição Federal preconiza o dever do Poder Público, com a colaboração da comunidade, de promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação;

 

CONSIDERANDO que a documentação existente nas Serventias Extrajudiciais do Estado do Tocantins referentes à primeira metade do século XX é valiosa fonte de pesquisa e que contribuirá para a construção da história do Estado;

 

CONSIDERANDO que esta Corregedoria-Geral da Justiça solicitou à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Tocantins diretrizes para o manuseio e conservação do acervo cartorial das Serventias Extrajudiciais desta Unidade Federativa;

 

CONSIDERANDO o teor do Parecer Técnico nº 02/2012 IPHAN;

 

RECOMENDA aos Senhores Notários e Registradores do Estado do Tocantins que observem as orientações técnicas apresentadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), constante no Anexo Único desta Recomendação, no tocante ao manuseio e armazenamento dos documentos integrantes do respectivo acervo cartorial.

 

Publique-se e encaminhe-se cópia desta Recomendação a todos os Notários e Registradores do Estado do Tocantins.

 

Palmas, 1º de novembro de 2012.

 

 

 

Desembargadora ÂNGELA PRUDENTE

 

Corregedora-Geral da Justiça

 

 

Publicada no DJe nº 2.993, de 07/11/2012.

 

 

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO TOCANTINS

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA

 

 

Anexo Único

 

(Recomendação nº 014/2012)

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CUIDADO COM ACERVO

 

DOCUMENTAL ARQUIVÍSTICO

 

 

1 - Cuidados no armazenamento de documentos

 

- Armários, estantes, mapotecas e arquivos confeccionados em madeira, fórmica ou metal, sem tratamento, são impróprios para o armazenamento de documentos. O ideal são as estantes de metal esmaltado.

 

- Não é recomendável encostar as estantes nas paredes, para evitar que a umidade seja transmitida aos documentos.

 

- Quando os documentos estiverem guardados em armários com portas, estas devem ser abertas com frequência, para o arejamento do interior do móvel.

 

- Os documentos devem ser guardados na posição vertical e em ambientes bem ventilados.

 

- Livros só devem ser guardados na posição horizontal quando o seu tamanho exceder a área para a guarda vertical.

 

- Não é aconselhável superlotar as estantes com livros, devendo haver entre os livros um pequeno especo, para evitar o atrito entre as capas no momento da retirada.

 

- Os documentos maiores não devem ser colocados sobre os menores, para evitar deformações.

 

- Livros frágeis e muito danificados devem ser guardados em caixas de papel ou papelão alcalino. Na ausência de caixas desse material, é possível usar as caixas de polipropileno corrugado (polionda), porém, protegendo o material com envelopes de papel alcalino ou neutro.

 

- Documentos em folhas soltas devem ser armazenados em caixas de papel neutro ou alcalino e na posição horizontal.

 

- Não guardar os documentos dentro de sacos plásticos.

2 - Cuidados no manuseio

 

- Não umedecer a ponta dos dedos para virar as páginas dos livros ou documentos soltos.

 

- Não dobrar a margem superior ou inferior das folhas para marcar

 

páginas.

 

- Não utilizar fitas adesivas, para evitar perdas de parte do documento. As manchas provocadas pelo material colante são irreversíveis.

 

- Não utilizar cola branca (pva) para recuperar um documento. Usar a metil-celulose.

 

- Clips metálicos, presilhas e grampos enferrujam com o passar do tempo, podendo oxidar o papel. É recomendável a retirada do material enferrujado encontrado em documentos mais antigos.

 

- Evitar o uso de papel pardo ou similar no acondicionamento de documentos, por possuírem uma composição muito ácida.

 

- Não guardar mapas e outros documentos dobrados ou enrolados, pois com o tempo pode ocorrer a ruptura do papel na área do vinco.

 

-  Não utilizar flash ao fotografar documentos antigos.

 

-     Caso  seja  necessário  fazer  anotações  nos  documentos

 

(recentes), utilizar um lápis macio (6B), sem grande pressão sobre o papel.

 

-  Evitar o excesso de tinta no uso de carimbos.

 

-  Caso os documentos sejam molhados, não secar diretamente ao

 

sol, em forno de cozinha ou com secador de cabelo. Use mata-borrão para secar as folhas.

 

3 - Cuidados com o ambiente de armazenamento

 

- Evitar a incidência direta de luz solar sobre os documentos, colocando persianas ou cortinas em portas e janelas de vidro.

 

-  Colocar telas protetoras contra insetos em janelas.

 

-    Vistoriar o ambiente regularmente para identificar possíveis

 

focos de instalação de insetos e roedores. Cada agente biológico (ratos, baratas, traças, cupins e brocas) é controlado com um tratamento específico.

 

 

Publicada no DJe nº 2.993, de 07/11/2012.

 

 

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO TOCANTINS

CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA

 

- Evitar utilizar lâmpadas com alta radiação ultravioleta (lâmpadas fluorescentes), diretamente sobre os documentos, por períodos prolongados.

 

- Substituir as instalações elétricas e hidráulicas aparentes e

 

danificadas.

 

- Em ambientes de armazenamento sem janelas ou básculas de ventilação, manter frequentemente a porta do cômodo aberta para ventilação do acervo. Sob determinadas condições, a combinação de calor e umidade favorece a reprodução de fungos e bactérias nos documentos.

 

- Evitar comer ou manter alimentos nos locais de armazenamento dos documentos.

 

4 - Procedimentos de higienização (limpeza preventiva)

 

- Realizar revisões nos documentos armazenados frequentemente, procurando identificar resíduos de poeira, fezes de insetos, fungos e mofos nas páginas.

 

- Limpar as páginas dos documentos com uma trincha ou pincel bem macio, com especial atenção na parte central das folhas.

 

- Iniciar a limpeza das estantes pela prateleira superior, com o uso de flanela ou perfex.

 

É importante destacar:

 

- O manuseio da documentação mais antiga requer o uso de máscaras, luvas, touca, avental e óculos de proteção.

 

- O armazenamento ideal de um acervo documental requer um controle das condições ambientais (calor e umidade), o que, em muitos casos, pode exigir ajustes na estrutura física do local.

Este texto não substitui o publicado no DJe nº 2993 de 07/11/2012 Última atualização: 07/05/2014