Edital
30/04/2025 Seção Administrativa\ESMAT

EDITAL nº 80, de 2025 – SEI Nº 25.0.000007042-7

O diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), no uso de suas atribuições, dispõe sobre as normas gerais para ingresso e participação no evento JUDICIÁRIO INCLUSIVO: CONSTRUINDO UMA JUSTIÇA SEM BARREIRAS a se realizar no dia 15 maio de 2025, mediante as condições determinadas neste Edital e nos demais dispositivos legais aplicados à espécie, conforme seguem:

1. DADOS GERAIS

Nome: Judiciário Inclusivo: Construindo uma Justiça sem Barreiras

Objetivo: Promover a conscientização, o diálogo e a formação sobre a importância da inclusão e da acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário, com foco na superação de barreiras físicas, comunicacionais, tecnológicas e, especialmente, atitudinais, visando à construção de uma justiça verdadeiramente acessível, equitativa e comprometida com os direitos humanos.

Período de Inscrições: De 6 a 15 de maio de 2025.

Inscrições: As inscrições serão realizadas pela Secretaria Acadêmica Virtual (SAV), e o link será disponibilizado no Portal da Esmat.

Público-Alvo: Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense; comunidade em geral

Carga Horária: 7 horas-aula

Modalidade: Híbrida

Os(As) participantes matriculados(as) em Palmas deverão participar de forma presencial no Auditório do Tribunal de Justiça para registro da frequência.

Os(As) participantes matriculados(as) para a Abertura e Palestras nas cidades do interior do Tocantins e demais regiões terão acesso à transmissão do Evento no link que será disponibilizado no Portal da Esmat;

Local: Auditório do Tribunal de Justiça, com transmissão pelo Youtube na Plataforma Virtual da Esmat.

Valor do curso, custeado pela Esmat, por aluno(a): O valor do curso será calculado após a conclusão das atividades, considerando-se os critérios de horas-aula, passagens, hospedagem e alimentação dos instrutores.

Haverá Pagamento de Diarias?

( x ) NÃO 

2. VAGAS

2.1  Quantidade de Vagas: 1300

2.1.1 Presencial: 300

2.1.2 EaD: 1000

3. PRÉ-REQUISITOS

3.1 Serem Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense;

3.2 Serem Comunidade em geral ;

4 FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

4.1 Os(As) inscritos(as) deverão participar das atividades programadas, conforme descrição no item 5 deste Edital;

4.2 A frequência dos(as) participantes de Palmas, na modalidade presencial, serão registradas por meio eletrônico, na entrada e na saída de cada período. Quando não for possível a verificação da frequência pelo leitor do código de barras, poderá haver lista de presença, a qual deverá ser assinada exclusivamente pelo(a) aluno(a);

4.3.A frequência dos(as) participantes das cidades do interior do Tocantins e demais regiões será computada no momento em que o(a) participante efetuar o seu login de acesso no Sistema Acadêmico Virtual (SAV), para assistir à transmissão do Evento, link este que será disponibilizado, no Portal Esmat, para acesso na data do Evento;

4.4 Não haverá aferição de nota aos(às) alunos(as);

4.5 Os(As) inscritos(as) deverão cumprir no mínimo 100% de frequência, para certificação

4.6 Problemas de acesso à Plataforma da Esmat devem ser remetidos à equipe da Secretaria Acadêmica da Escola, pelo e-mail: secretaria.esmat@tjto.jus.br ou pelos telefones: (63) 3218-4256; 3218-4280;

4.7 Se houver alteração no cronograma de desenvolvimento, ou no período de realização do Evento, esta será comunicada por e-mail. Para tanto, os(as) inscritos(as) deverão atualizar seus e-mails e telefones de contato em seus perfis na Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

5. CRONOGRAMA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

JUDICIÁRIO INCLUSIVO: CONSTRUINDO UMA JUSTIÇA SEM BARREIRAS

Dia 15 de maio de 2025

Das 8h às 8h30

Credenciamento no Auditório do Tribunal de Justiça

Das 8h30 às 9h

Abertura do evento

PALESTRA 1

Das 9h às 10h

Tema: Acessibilidade Atitudinal: Realidade ou Ideal?

Palestrante: Adhemar Chúfalo

Juiz de Direito aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO)

PALESTRA 2

Das 10h às 11h

Tema: Capacitismo Institucional: Reconhecer para Transformar

Palestrante: Joelson Dias

Advogado e Representante Titular do Conselho Federal da OAB (CFOAB) no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade)

PALESTRA 3

Das 11h às 12h

Tema: Comunicação Acessível no Judiciário: Um Direito de Todos

Palestrante: Priscilla Selares

Advogada e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Luís-MA

INTERVALO PARA ALMOÇO

PALESTRA 4

Das 14h às 15h

Tema: Capacidade Jurídica das Pessoas com Deficiência.

Palestrante: Katia Roncada

Juíza Auxiliar da Presidência do CNJ, vinculada à Secretaria de Estratégia e Projetos 

PALESTRA 5

Das 15h às 16h

Tema: Autismo e Neurodivergência no Sistema de Justiça: Desafios em compreender para uma Acessibilidade Integral

Palestrante: Jordanna Parreira

Neuropsicóloga e Reabilitadora Cognitiva

PALESTRA 6

Das 16h às 17h

Tema: A Pessoa Surda e o Judiciário: Sem a Libras não há Justiça

Palestrante: Clarissa Gomes de Sousa

Servidora Pública com Deficiência do TRF-5ª Região (SJPB)

Carga Horária Total

7 horas-aula

5.1 PALESTRANTES

5.1.1

Nome

Adhemar Chufalo Filho

Síntese do Currículo

Formado pela Faculdade de Direito de Franca, SP. Mestre Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Juiz de direito titular do Juizado Especial Cível e Criminal. Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Diretor do Foro, todos da Comarca de Porto Nacional-TO. Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça.

5.1.2

Nome

Joelson Dias

Síntese do Currículo

Mestre em Direito, pela Universidade de Harvard. Já foi ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Advogado e sócio do escritório Barbosa e Dias Advogados Associados (Brasília-DF). Representante Titular do Conselho Federal da OAB (CFOAB) no Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade). Foi presidente e integrou a Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB. É fundador da Rede de Direitos Humanos (RDH) e do Instituto de Estudos Jurídicos e Diálogos Constitucionais (Idecon).

5.1.3

Nome

Priscilla Nogueira Araújo Selares

Síntese do Currículo

Advogada. Pós-Graduada em Direito da Administração Pública. Pós-Graduada em políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. Superintendente de Inclusão, Empregabilidade e Empreendedorismo na Secretaria Municipal extraordinária da Pessoa com deficiência de São Luís/MA. Vice-Presidente do Fórum Nacional de Gestores da Política da Pessoa com Deficiência. Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MA, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Luís/MA.

5.1.4

Nome

Katia Herminia Martins Lazarano Roncada

Síntese do Currículo

Juíza Federal em São Paulo, desde 2002. MBA em Gestão Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa da Seção Judiciária de São Paulo, entre 2019 e 2022. Membro da Comissão de Justiça Restaurativa da Ajufe e do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça. Formadora e tutora, pela Enfam.

5.1.5

Nome

Jordanna Parreira

Síntese do Currículo

Psicóloga, CRP 23/360. Mestra em Comunicação e Sociedade – PPGCom/UFT. Especialista em Neuropsicologia Clínica, Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras na Educação e Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. Tem 18 anos de atuação em atividades voltadas para avaliação, rastreio e desenvolvimento comportamental humano e em psicoterapia. Supervisora técnica em estimulação e reabilitação neurocognitiva com base na ciência ABA.

5.1.6

Nome

Clarissa Gomes de Sousa

Síntese do Currículo

Servidora Pública da Justiça Federal da Paraíba. Membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão no Âmbito da Justiça Federal da 5ª Região. Graduada em Direito, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, pela ESMA/TJPB e UFPB. Mestra em Gestão Pública, pela UFPB. Doutoranda em Administração Pública, pela UFPB.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 A inscrição do candidato implicará aceitação prévia das normas contidas no presente Edital;

6.2 Os casos omissos e dúvidas de interpretação das normas reguladoras do Evento, porventura suscitados, deverão ser encaminhados à Coordenação do Evento.

 

Desembargador MARCO VILLAS BOAS

Diretor Geral da Esmat

DJ nº. 5866, Matéria nº. 885004